1.1 – Contratação: O desafio da escolha
"O lucro em uma empresa começa com a contratação certa." (César Frazão)
O primeiro grande desafio para o sucesso na gestão de pessoas é a formação de uma equipe comprometida e vencedora. Por isso dedique-se em desenvolver as habilidades de um bom recrutador. Procure conhecer seus candidatos ao máximo antes de dar a oportunidade. Demonstre sem medo o lado difícil e desgastante do trabalho. Observe suas reações e lembre-se: é melhor investir mais tempo numa entrevista do que precipitar-se e fazer uma contratação errada.
1.2 – Desenvolvimento: O desafio da capacitação
Liderar é alcançar resultados através de outras pessoas e essas pessoas não chegam prontas. Por esse motivo o(a) líder que investe na capacitação da sua equipe sempre estará um passo a frente no mercado.
Torne-se um(a) líder treinador(a), pois além de trazer melhores resultados, o desenvolvimento humano gera motivação nos colaboradores, reduz a taxa de turnover e contribui positivamente para o clima organizacional.
1.3 – Delegação: O desafio da confiança
Muitos gestores vivem sobrecarregados em suas funções porque negligenciam o desenvolvimento de seus colaboradores e não têm confiança para delegar parte das suas atribuições. A centralização é a característica principal de tais profissionais e acarreta muitos problemas para o ambiente corporativo.
A liderança saudável opta por compartilhar responsabilidades através da delegação e com isso produz um maior nível de comprometimento com a sua liderança e engajamento com os resultados. Quem capacita e delega torna-se um líder de excelência que não tem dificuldades em formar sucessores.
1.4 – Sinergia: O desafio do trabalho em equipe
As pessoas são diferentes em quase todos os aspectos e essa realidade é refletida no ambiente das empresas. Quando não há liderança eficaz, os potenciais conflitos minam a qualidade do ambiente e afetam a produtividade.
Para gerar os resultados almejados é necessário que a gestão seja eficiente em aproveitar as individualidades do seu time eliminando o egoísmo. As pessoas precisam do sentimento de pertencer e enxergar o resultado coletivo como uma missão a ser entregue, um propósito a ser cumprido.
O segredo é reduzir as vaidades e valorizar o conjunto, o poder das engrenagens, demonstrando a importância do trabalho de todos, do mais simples ao mais complexo. Quando a liderança atua dessa maneira, forma para si um time vencedor.
Seja você essa pessoa!
Vinícius Ramos de Oliveira
Treinador e Palestrante da VRT Consultoria
Autor do Livro “As 7 características das pessoas de sucesso”
Evangelista da IEAD – Missão Ministério de Taubaté – SP
Quer conhecer os outros 6 desafios da gestão de pessoas? Participe dos nossos treinamentos de liderança e gestão e alcance um novo patamar de resultados!